Saiba como acompanhar as mudanças no seu corpo

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É fundamental saber mais do que a balança e o espelho conseguem te dizer. Descubra como está a saúde do seu corpo e o que podemos esperar dele durante os treinos na academia.

Já parou para pensar o que é e para que serve a avaliação física?
Ela consiste em um conjunto de testes que identificam o estado atual do corpo e do condicionamento físico de cada pessoa.
 
Você sabia que sua perna direita pode ser 3cm mais fina que a esquerda?
Um dos testes realizados na avaliação física, é o de medidas de perímetros corporais. Ele serve para identificar todas as medidas corporais, as possíveis diferenças de tamanhos entre membros (pernas e braços) e para o acompanhamento ao longo dos meses de treino, afinal, só é possível perceber evoluções em centímetros com essa avaliação.
A desigualdade entre membros inferiores (DMI) está presente em cerca de 70% da população, e é medida em 3 níveis: discreta, moderara e grave. Se essa diferença permanecer inferior a 3 centímetros é considerada discreta e dentro da normalidade, sem trazer riscos a saúde, porém é importante observar se com o exercício físico os membros estão acompanhando o crescimento de maneira igual ou beneficiando mais um dos lados, nesse caso, gerando sobrecarga para uma das pernas, podendo agravar a assimetria já existente.
Além de identificar as diferenças entre membros, com os dados dessa avaliação, é possível traçar uma estratégia para estabilizar a diferença e aperfeiçoar a simetria.
 


 

Avaliação Postural
Esse exame tem como objetivo identificar desvios mais evidentes de postura. Com o resultado, é possível evitar exercícios que podem agravar a situação, assim como indicar exercícios que ajudam a tratar o desvio, aliviar dores e desconfortos, ou, em casos mais severos, indicar tratamentos específicos.
A musculação está entre os exercícios que mais ajudam a corrigir a postura. Além da atenção na hora do movimento, o fortalecimento do peitoral abre a caixa torácica, pode-se também trabalhar o fortalecimento do abdômen e costas para proteger a coluna. Outras modalidades que utilizam muito da questão postural, e são recomendados: pilates, yoga, fit ballet e natação. A aula de liberação miofascial ajuda a aliviar dores e desconfortos, muitas vezes causadas justamente pela má postura. Recentemente, realizamos uma pesquisa com nossos alunos e 88% afirmam ter melhorado a postura após entrar na academia.

Gordura + Massa Muscular + Água = Composição Corporal
Reduzir a quantidade de gordura e aumentar a quantidade de massa muscular, são os maiores objetivos para os praticantes de exercício físico. E um dos maiores objetivos da avaliação física, é estimar a composição corporal (as quantidades de gordura, de massa magra e de água presentes no corpo). Esse resultado pode ser obtido através do exame de bioimpedância ou de dobras cutâneas.
Com a estimativa da sua composição corporal, é possível direcionar melhor o treino, focando exatamente no que é preciso melhorar. Com esse resultado em mãos, você também poderá acompanhar suas evoluções por período de treino e avaliar os resultados obtidos com esse treino. O ideal é acompanhar a evolução da composição corporal a cada 3 meses e fazer uma reavaliação a cada 6 meses.


Teste de Flexibilidade
Além da importância em diversas modalidades e esportes, a flexibilidade desempenha papel fundamental nas próprias tarefas do dia-a-dia. Os testes são feitos em busca de:
  • Medir os níveis de flexibilidade
  • Identificar grupos músculo-articulares com pouca flexibilidade
  • Avaliar a amplitude de movimentos articulares
  • Estabelecer correlação entre dores e encurtamentos de tendões
Com os resultados dos testes, é possível indicar exercícios para o melhoramento e manutenção da flexibilidade corporal. Entre as modalidades que mais trabalham a flexibilidade estão: pilates, yoga, alongamento, boxe e fit ballet.
 
Fôlego para continuar
Já parou para pensar sobre a importância de sua capacidade cardiorrespiratória? O bom condicionamento físico é fundamental para a saúde e para a prática de qualquer exercício físico. Seu desempenho na musculação, por exemplo, também está ligado ao seu preparo físico. Com o teste de VO² máximo, como o próprio nome já diz, podemos medir a capacidade de consumo máximo de oxigênio do corpo. É com base nesse resultado você sabe qual é seu condicionamento físico. Sabendo que sempre é possível melhorar essa capacidade, os exercícios mais indicados aqui são os aeróbicos, aula com metodologia HIIT, aula de bike, corrida, entre outros.
 
Eletrocardiograma
Um exame rápido e indolor, que está presente nas avaliações infantis e para maiores de 40 anos, buscando identificar qualquer tipo de problema, disfunção ou limitação cardíaca desconhecida pelo aluno. Entre os problemas mais detectados estão: arritmia, isquemia, lesões nas válvulas cardíacas, bloqueios no sistema de condução dos impulsos elétricos e cardiopatias congênitas. Caso o aluno nunca tenha realizado um eletrocardiograma antes, é ainda mais importante fazê-lo durante a avaliação física, levando em conta que todas as atividades dentro da academia trabalharão utilizando seu coração, é uma questão de segurança.
 
Você conhece seu metabolismo basal?
O metabolismo basal é á quantidade de calorias que seu corpo gasta em repouso, apenas para manter as funções vitais (funcionamento dos órgãos). A taxa metabólica basal representa aproximadamente 70% do gasto calórico/energético diário, e é por esse motivo que precisamos ficar de olho nele. Apenas com esse resultado (seja por bioimpedância ou outros métodos de cálculo) é possível fazer uma prescrição alimentar assertiva e eficaz.
 
Agora que você já sabe quais informações precisa ter para acompanhar as mudanças no seu corpo, tente responder:
  • Sabe como está a sua postura e se ela melhorou com a prática de exercício?
  • Como você sabe que está evoluindo nos treinos?
  • Sabe quantos centímetros de circunferência sua coxa aumentou nos últimos meses?
  • Como você sabe se está chegando mais perto do seu resultado desejado?
  • Já calculou seu metabolismo basal?
Se você não sabe responder tudo isso,
talvez esteja precisando se conhecer melhor!

Com uma avaliação física você encontra todas essas respostas, conhece seus pontos fortes e descobre como melhorar os pontos fracos. Só com a avaliação podemos elaborar um treino exclusivo e garantir seus resultados.

 
Conheça mais o seu corpo. 
Agende uma avaliação física.




Redação: Maria Cecília Manochio
Responsável técnico: Amauri Cunha Padilha CREF 018850-G/SC
 

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